Apresentação Secretário Geral da AHCIET – Reflexões Sobre a Neutralidade de Rede - Abril de 2013

O que estamos discutindo quando falamos da neutralidade?

Muito importante, não estão em jogo as liberdades fundamentais dos cidadãos;
Aspectos técnicos: gestão de uma rede complexa e dinâmica para o benefício dos consumidores;
Aspectos econômicos: concorrência entre prestadores de acesso e fornecedores de serviços;
Proteção do direito do consumidor de escolher.

 Download icon Apresentação Secretário Geral da Ahciet - Reflexões sobre a neutralidade de rede (1.31 MB)

TI Maior - Programa Estratégico de Sofware e Serviços de Tecnologia da Informação - agosto 2012


Lançada em 2011, a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2012-2015) preconiza a ciência, tecnologia e inovação como um eixo estruturante do desenvolvimento econômico e social do país e estabelece, no âmbito do Programa Prioritário de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), a construção de uma estratégia para o setor de software e serviços de TI.

Com o “Programa Estratégico de Software e Serviços de TI”, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ajuda o Brasil a se posicionar como protagonista global no setor. O Programa tem cinco pilares: Desenvolvimento Econômico e Social, Posicionamento Internacional, Inovação e Empreendedorismo, Produção Científica, Tecnológica e Inovação e Competitividade.

Elaboração: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Contribuições Sobre o Dividendo Digital 1 - setembro de 2011

contribuicoes-sobre-o-dividendo-digital

Análise das alternativas disponíveis de utilização da faixa de 700 MHz do espectro radioelétrico, em especial para tratar a necessidade de mais espectro, em função do aumento da demanda e da evolução tecnológica, com foco na ocupação da faixa conhecida como “Dividendo Digital”.

Elaboração: SindiTelebrasil

 Download icon Contribuições Sobre o Dividendo Digital 1 (1.05 MB)

Contribuições Sobre o Dividendo Digital 2 - outubro de 2011

contribuicoes-sobre-o-dividendo-digital-2

Segunda etapa da análise sobre a utilização da faixa de 700 MHz do espectro radioelétrico pelas empresas operadoras de telecomunicações e de radiodifusão no Brasil e em alguns países do mundo.

Elaboração: SindiTelebrasil

Download icon Contribuições Sobre o Dividendo Digital 2 (1.54 MB)

A Situação da Banda Larga no Brasil - junho de 2010

a-situacao-da-banda-larga-no-brasilA situação da banda larga no Brasil é analisada partindo de um diagnóstico feito pelo IPEA, através de um debate em relação à criação de uma empresa estatal para atender à demanda de banda larga e da análise das dificuldades enfrentadas pelos brasileiros por uma acessibilidade igualitária.

A inclusão digital dos milhões de brasileiros que não acessam a Internet é um desafio que o Brasil tem que enfrentar. Em 2008, apenas 34,8% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade eram usuários de Internet.

São várias as barreiras para a inclusão digital, entre elas a educação e o acesso a um microcomputador conectado à Internet.

Neste contexto, a Anatel colocou em 2008 como um dos principais objetivos na atualização do Plano Geral de Regulamentação (PGR) a massificação do acesso à Internet em banda larga.


As discussões sobre a elaboração de um Plano Nacional de Banda Larga para o Brasil tomaram vulto em 2009 com o lançamento em agosto da “Carta do Guarujá” pela Telebrasil e da proposta do Ministério das Comunicações (O Brasil em Alta Velocidade) para um Plano Nacional de Banda Larga.

O Governo Federal constituiu também um grupo de trabalho que culminou com a publicação em maio de 2010 do Decreto 7.175 que instituiu o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) que será implementado pelas ações fixadas pelo Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital (CG-PID) tendo como braço executivo a Telebras.

Elaboração: SindiTelebrasil

Emissão de Guias GRCS

cadastre sua empresa

Receba nossas novidades

Rio de Janeiro - RJ

Avenida Pasteur, 383 - Urca
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22290-240

Tel.: +55 (21) 2244-9494 - Fax:+55 (21) 2542-4092

Brasília - DF

SCN Quadra 1, Bloco F - Ed. América Office Tower
8º andar - Brasília - DF - CEP: 70711-905

Tel: +55 (61) 2105-7455